Paróquias da Forania Sul Celebram o Domingo de Ramos com Fé e Devoção

Centenas de fiéis participaram da Procissão e Santa Missa de Ramos nas Paróquias da Forania Sul,  abrindo os exercícios da Semana Santa em preparação à Páscoa da Ressurreição.

As celebrações começaram com a tradicional bênção dos ramos, onde os fiéis trouxeram folhas de palmeira, símbolo da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme narrado nos evangelhos. Esta celebração, que ocorre durante a quaresma, marca também o início da Semana Santa, o período mais significativo para os cristãos, no qual são lembradas a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Ribeiraõzinho, a cerimônia aconteceu às 07 da manhã; Em Araguainha na Paróquia São José Operário, às 10h e em Ponte Branca na Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, às 18h30. Em todas elas, a missa foi presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Vandilson Pereira Sobrinho que em sua homilia levou os fiéis a uma reflexão profunda de qual personagem da paixão do senhor seriam nos tempos atuais.

Com qual personagem da Paixão de Jesus, você se identifica? durante esta semana, nós vamos poder acompanhar a Semana Santa, com assiduidade e respeito e assim também recordar de maneira trágica e também gloriosa, quão foi a “entrega de Jesus por nós”. Depois de refletir sobre a presença de Jesus no mundo e sua injusta condenação, quero falar sobre as características de cada um dos personagens envolvidos na Paixão e Morte de Jesus na Cruz. mas antes disso quero recordar ainda, cinco atitudes que os fiéis devem ter ao longo desta semana, que se inicia, sobretudo, diante da celebração, da Paixão de Cristo.

A primeira é de profundo respeito, recordando que o que Jesus viveu pelo homem não foi pouco e não foi fácil.  A segunda é de orgulhar-se por pertencer ao grupo de Jesus. Reconhecer que foi pela humanidade que Jesus carregou os pecados e a culpa dos homens. A terceira atitude deve ser de arrependimento e agradecimento. As pessoas devem pedir perdão por também fazerem parte da história, e agradecer que Deus tenha se tornado homem, para livrar a humanidade da condenação eterna.  Afirmou.

Padre Vandilson ainda convidou a assembleia reunida a participar da Semana e abrir o coração para unir-se ao sacrifício de Jesus por cada um de nós! “Renovar os propósitos da própria fé, e da adesão a Jesus Cristo deve ser, uma quarta atitude diante da Paixão de Cristo. E, por último, os fiéis façam da recordação da morte de Jesus ocasião oportuna para renovar a perseverança no discipulado. “Não devemos esconder que somos discípulos do crucificado”, disse, lembrando que na Cruz de Jesus, está a salvação do homem.” Afirmou.