Padroeira da Diocese

A devoção à Nossa Senhora da Guia surgiu na Igreja Católica Ortodoxa, onde é invocada pelo nome de Odigitria, que significa Condutora ou Guia. Isto vem do fato de que Maria guiou Jesus em sua infância. Tempos depois, o culto à Nossa Senhora da Guia foi incorporado à Igreja Católica Romana. O papel de Maria na história da salvação é importantíssimo. Além do seu “sim” a Deus, ela guia o ser humano, conduzindo àqueles que querem seguir o caminho do Senhor. Na Sagrada Escritura são relatadas poucas frases ditas por Nossa Senhora. Mas, nas Bodas de Caná, onde Jesus realiza o milagre de transformar a água em vinho, ela disse uma que é muito significativa desta sua missão de Guia da humanidade:

Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser.

Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. De fato, em todas as aparições, Nossa Senhora pede mudança de vida e que todos sigam o seu filho Jesus Cristo, para a salvação eterna.

Devoção no Brasil

A origem da devoção a Nossa Senhora da Guia, aqui no Brasil, deve-se a certo capitão Theodózio Rodrigues Faria, que fundou, em 1745, em Salvador (BA), uma irmandade de devotos leigos com o objetivo de incentivar a devoção à santa e promover a evangelização e a catequese. Hoje a devoção está espalhada por vários Estados brasileiros

A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada segurando num dos braços o Menino Jesus, indicando que é para Jesus que Maria nos encaminha, e na outra mão segura uma estrela, representando a Estrela de Belém, que guiou os magos até o Jesus e o ideal que guia todas as pessoas a Deus. Assim, Maria cumpre seu papel de exemplo e orientadora do povo de Deus.

O título de Nossa Senhora da Guia nos ajuda a ver nela a mãe que orienta nossos passos pelos caminhos da vida.

Quando passamos por alguma dificuldade, espelhamo-nos na sua fidelidade; quando o orgulho quer tomar conta das nossas vidas, pensamos na sua humildade; quando o desânimo quer nos abater, olhamos para a determinação de Maria e nos sentimos fortalecidos para continuar a caminhada.

Que Nossa Senhora da Guia interceda, junto ao seu filho, Jesus, por todos e em todas as nossas necessidades e nos ajude a escolher sempre o melhor caminho para Deus.

A Imagem da Senhora da Guia

A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada com o Menino Jesus no colo, em um dos braços. No outro, ela carrega uma estrela, que representa a Estrela de Belém, que guiou os magos até o menino Jesus.

A pedido do povo, o Papa Pio VII definiu o segundo domingo depois da Epifania, em janeiro, como a data da festa de Nossa Senhora da Guia.

A Devoção em Barra do Garças

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Maria santíssima, eu vos louvo e bendigo porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo, por obra do Espírito Santo, Jesus o filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a Luz de todos os povos, o Caminho a Verdade e a Vida.

Vós que levastes Jesus ainda em vosso seio para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel, vós que protegestes o menino Jesus em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos.

Protegei as criancinhas e guiai todas as mães para que elas ensinem a seus filhos a amar e a seguir Jesus. Amém.

Nossa Senhora da Guia, rogai por nós.