Bispos

Dom Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos

Nascimento: 11/01/1973
Local: São Paulo-SP

Ordenações

Presbiteral: 20/04/2004
Episcopal: 16/12/2023       Local: São José dos Campos
Posse: 28/01/2024

 

Nascido em 11 de janeiro de 1973, ingressou no seminário da diocese de São José dos Campos onde cursou filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em Taubaté. Em 20 de março de 2004, pela imposição das mãos de Dom Nelson Westrupp, recebeu a ordenação presbiteral, sendo incardinado na diocese de São José dos Campos. Obteve o mestrado em teologia fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de 2010 a 2012, e o MBA em relações institucionais pelo Ibmec de Brasília, de 2021 a 2022.

 

Em sua atuação pastoral, foi vigário paroquial e depois administrador paroquial de São Benedito no Alto da Ponte, quase pároco da quase paróquia de Nossa Senhora de Fátima no Altos de Santana, pároco do Coração de Jesus no Bosque dos Eucaliptos, coordenador diocesano de Pastoral, professor da Escola de Teologia para Leigos, da Escola Diaconal, da Faculdade Católica de São José dos Campos e da Faculdade Dehoniana de Taubaté, além de membro da Equipe de Formadores do Seminário Diocesano, do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral.

 

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade e foi sacerdote conselheiro espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional. De 2016 a 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Brasília.  Desde julho de 2023, atuou como administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, da diocese de São José dos Campos. Em 18 de outubro de 2023, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Barra do Garças. A sua ordenação episcopal foi realizada no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus em São José dos Campos em 16 de dezembro de 2023 pela imposição das mãos de Dom Moacir Silva junto de Dom José Valmor César Teixeira, SDB e Dom Protógenes José Luft, SdC sendo bispos consagrantes.

 

Lema

“DEUS CARITAS EST – Deus é amor”

_________________________________________________________________

 

Dom Protógenes José Luft, SdC

Nascimento: 06/05/1949

Local: Palmeira das Missões-RS

Ordenações

Presbiteral: 07/12/1975      Local: Chapada-RS

Episcopal: 26/03/2000       Local: Porto Alegre-RS

 

 

Antes de ser consagrado bispo, Protogenes José Luft foi educador no Patronato São José, vigário paroquial na paróquia São Francisco Xavier em Itaguaí (1976-1977), formador no Patronato Santo Antônio, em Carazinho (1978-1982), superior de Comunidade Capão da Canoa (1983-1986) e Porto Alegre (1987-1992), diretor de Escola – EP Divina providência em Capão da Canoa e EP Dom Luis Guanella em Porto Alegre – pároco na paróquia Santa Cruz, em São Paulo (1994-1995) e superior provincial da Província Santa Cruz dos Servos da Caridade (1995-2000).

 

O primeiro bispo de Barra do Garças, Dom Antônio Sarto, em virtude de problemas de saúde, solicitou à Santa Sé um bispo-coadjutor, tendo sido escolhido Dom Protogenes José Luft, então Superior Provincial da Província Santa Cruz dos Servos da Caridade. Ele foi ordenado em 26 de março de 2000 e tomou posse no dia 21 de maio desse mesmo ano. Tornou-se bispo diocesano no dia 23 de maio de 2001.

Lema

“Propter Caritatem (Por causa da caridade) Fil 9.”

 

 

_________________________________________________________________

Dom Antônio Sarto, SDB

Nascimento: 27/02/1926
Local: Lins, São Paulo

 

Dom Antônio Sarto nasceu em Lins (SP) aos 27 de fevereiro de 1926, filho de Pascoal Sarto e Margarida Bertazzo. Sobrinho neto do Papa Pio X, [Giuseppe Melchiorre Sarto], foi batizado aos 13 de julho de 1926 pelo vigário, padre Antônio da Graça Christina e crismado na paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Guarantã (SP) em 1928.

 

Fez os votos perpétuos em Campinas no dia 10 de janeiro de 1948 nas mãos do P. Orlando Chavez inspetor e rumou para os estudos teológicos no Instituto Pio XI em S. Paulo, Lapa. A Tonsura no dia 18 de dezembro de 1948 e as Ordens Menores do Ostiariato e Leitorado no dia 24 de agosto de 1949 foram ministradas por D. Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo; o Exorcitado e o Acolitado no dia 8 de dezembro de 1949 por D. Orlando Chaves, agora bispo de Corumbá (MS) e o Sub Diaconado dia 23 de dezembro de 1950 por D. Antônio Maria Alves de Siqueira, bispo auxiliar de São Paulo. Motivado também pela beatificação do tio avô, Pio X que será beatificado pelo Papa Pio XII aos 3 de junho de 1951 vai para Turim (Itália). Será ordenado Diácono na basílica de Nossa Senhora Auxiliadora pelo Cardeal Maurílio Fossati, arcebispo de Turim no dia 19 de maio de 1951 e será ordenado sacerdote na mesma basílica no dia 1º de junho do mesmo ano por D. Carlos Re, bispo auxiliar de Turim. Depois segue para Roma para participar da beatificação do Papa Pio X.

 

Em 1971 o padre Sarto torna-se Ecônomo inspetorial, sendo inspetor o P. Salvador de Bonis. Neste ano, no dia 24 de maio, o Papa Paulo VI o nomeou bispo Bispo Titular de Aras, na Mauritânia, Coadjutor de D. João Batista Costa, Prelado de Porto Velho, Rondônia, nas margens do Rio Madeira, onde permanecerá de 1971 a 1982.

 

Dom Antônio Sarto foi ordenado bispo no dia 15 de agosto de 1971 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em São Paulo. A Ordem do Episcopado foi conferida por D. Umberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil e foram co-sagrantes D. João Batista Costa, Bispo Prelado de Porto Velho (RO) e D. Miguel D’Aversa, Bispo Prelado de Humaitá (AM). Também D. Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo compareceu à cerimônia da ordenção episcopal de D. Antônio Sarto para cumprimentá-lo.

 

O Papa Paulo VI, no dia 27 de maio de 1969 transferiu a sede da Prelazia de Registro do Araguaia, atual Araguaiana, criada a 12 de maio de 1914, desmembrada da arquidiocese de Cuiabá, para a cidade de Guiratinga passando a denomina-la Prelazia de Guiratinga. Aos 03 de outubro de 1981, a referida Prelazia é elevada a Diocese pelo Papa João Paulo II. A partir de então, resultante de um processo de redefinição territorial, criou-se a Diocese de Barra do Garças em 27 de fevereiro de 1982, sendo o seu Primeiro Bispo Dom Antônio Sarto, cuja posse ocorreu em 05 de junho de 1982, pela bula “Cum in Pastorali” do Papa João Paulo II.

 

Em Barra do Garças, como nas regiões de Porto Velho, o que, como padre, havia feito com a Equipe Missionária Auxiliadora da Inspetoria de N. S. Auxiliadora de São Paulo, fez na Diocese. Teve um cuidado especial para com os jovens, catequistas e lideranças leigas com formação, evangelização e apostolado. Gozava de admiração entre o povo da diocese de Barra do Garças, tanto pela austeridade em suas pregações e em seu modo de pastorear, como pela simplicidade com que levava sua vida pessoal. Mesmo com idade avançada e saúde debilitada, percorria sua diocese de ônibus, enfrentando estradas precárias por horas. Dom Antônio, em virtude de problemas de saúde, solicitou um bispo-coadjutor; sendo confirmado o nome de Dom Protógenes José Luft SdC que tomou posse no dia 21 de maio de 2000, tornando-se o Bispo Titular no dia 23 de maio de 2001. Em seguida Dom Antônio Sarto, o Bispo Emérito passou a residir primeiramente no Liceu N. S. Auxiliadora, em Campinas, depois no Colégio São José, em Sorocaba e finalmente no Instituto N. S. Auxiliadora, o Oratório de Cruzeiro (SP).

 

Durante seu episcopado, Dom Sarto serviu também como representante do Departamento Missionário do CELAM.

 

Amou a sua vocação cristã e, salesiana de tal modo que a levou a sério como seu projeto de vida e se dedicou de corpo e alma para identificar-se com esse projeto. Disso derivou seu imenso amor para com a Igreja e seu Reino, seu amor a Dom Bosco, à Congregação, seu amor aos jovens e sua dedicação generosa e ilimitada à missão que lhe foi confiada. Cerca de um mês antes do seu falecimento, pelo agravamento de seu estado de saúde, ele foi para a casa da irmã, em Campinas, onde teve orientação e o cuidado de seus sobrinhos, que são médicos. Levava consigo um câncer inexorável já a algum tempo; veio a falecer na manhã do dia 29 de setembro de 2008. O velório se deu na igreja de N. S. Auxiliadora, Liceu. Dom Bruno Gamberini, DD. Arcebispo Metropolitano de Campinas fez uma breve visita, de última homenagem. A missa exequial foi presidida por D. Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão (SC) e fez a homilia. Concelebraram alguns sacerdotes. Após a santa missa e os ritos finais o féretro seguiu para o cemitério Framboyant para o jazigo de seus familiares.

 

Faleceu em Campinas (SP) no dia 29 de setembro de 2008. Ele tinha 82 anos de idade, 66 anos de vida religiosa salesiana, 57 anos de presbiterato e 37 ano de episcopado

 

Lema

“Escolhido dentre os homens, para servir aos homens”

Compartilhe via whatsapp