Brasão Diocesano

DESCRIÇÃO HERÁLDICA:

ESCUDO: EM DOURADO, BIBLIA, FAIXA DE TERRA VERDE, PONTES, FAIXA AZUL.

INSÍGNIAS: MITRA, CRUZ, ESTRELA, BÁCULO (CAJADO DO PASTOR), FAIXA EM DOURADO E VERMELHO CONTENDO O LEMA: MARIA STELLA NOSTRA.

Campo dourado: Fonte de bens materiais e espirituais. Representa a capacidade produtiva, fertilidade de um povo que busca a plenitude da vida no crescimento da fé, na “palavra” de Deus. Não de uma palavra escrita e muda, mas de Verbo encarnado e vivo.

Verde: Campo de Deus que dá vida e fecundidade aos ramos, que são todos os fiéis, que pela Igreja permanecem Nele, sem O qual nada fazem. Representa a união dos três municípios, que têm como interesse principal o equilíbrio entre a Natureza e o Homem. A criação da natureza é a primeira comunicação de Deus com a humanidade.

Azul: simboliza a água, fonte de vida e alude à dimensão do plano espiritual, é essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos. Representa o espírito de comunhão entre os homens para que “avancem para as águas mais profundas”. Esse avançar significa provocar mudanças de mentalidades, ir mais fundo, ampliar os horizontes e romper as fronteiras do preconceito, de raça, sexo, nação, religião, enfim, é a soma das forças dos seguidores de Cristo, que navegando por lugares desconhecidos transportem a boa notícia da Evangelização.

Pontes: União do Temporal e do Espiritual. Representam a união entre os dois estados, rompem as fronteiras e apontam caminhos que levam ao Reino dos Céus. Nelas se repetem passo a passo as ações do cotidiano, sustentadas pela graça de Espírito Santo.

AUTORIA: DOM PROTÓGENES JOSÉ LUFT

BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE BARRA DO GARÇAS – MT.

MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHÃES.

PROFESSORA DA UFMT– IUNIARAGUAIA.

ARTES: PEÔNIA

COMPUTAÇÃO GRÁFICA: PAULO.