Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Brasília (DF)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o padre Denilson Geraldo, da Sociedade do Apostolado Católico, mais conhecida como ‘padres e irmãos Palotinos’, como bispo auxiliar na arquidiocese de Brasília (DF). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar de Brasília.

Biografia e trajetória eclesial

Padre Denilson Geraldo, nascido em Cornélio Procópio (PR), em 31 de maio de 1969, é membro da Sociedade do Apostolado Católico (padres e irmãos Palotinos) e foi ordenado presbítero em 1997.

Graduou-se em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba; concluiu o mestrado em Direito Canônico, pela faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (2002), e o doutorado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2009).

Atualmente, é professor titular na faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, professor convidado no Instituto de Direito Canônico Santa Catarina e no Instituto de Direito Canônico de Londrina; diretor do instituto de pesquisa histórica San Vincenzo Pallotti de Roma e está concluindo o curso de jurisprudência no Tribunal da Rota Romana; é editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale.

Foi vigário e, depois, administrador na paróquia Santa Bibiana, em Martinópolis, diocese de Presidente Prudente (SP), de 1997 a 1999. Na arquidiocese de São Paulo, foi pároco da paróquia São João Batista do Carrão, de 1999 a 2007, vigário e administrador da paróquia Santo Antônio de Lisboa e capela Regina Mundi, de 2009 a 2016.

Foi juiz no Tribunal Eclesiástico de primeira instância, de 2009-2013, e membro do Conselho Geral da Sociedade do Apostolado Católico, de 2016 a 2022. Também foi membro do conselho da província São Paulo Apóstolo; professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com diversas funções administrativas, professor na UNISAL (Salesianos) de São Paulo e na Faculdade São Bento (Mosteiro Beneditino) de São Paulo.