O que os Santos falavam sobre a Páscoa?

Ao longo dos séculos, vários santos da Igreja enviaram mensagens para celebrar a Páscoa da Ressurreição do Senhor. Confira o que alguns deles deixaram como reflexão e meditação sobre a vinda misericordiosa de Jesus Cristo.

 

 

 

Santo Agostinho

“Na Páscoa, nome hebreu que significa ‘passagem’, não só recordamos a morte e ressurreição do Senhor, mas também nós passamos da morte à vida… A Igreja, corpo de Cristo, espera participar definitivamente na vitória sobre a morte, triunfo já manifestado na ressurreição corporal de nosso Senhor, Jesus Cristo” (Carta 55, 2).

“Foi a carne a que morreu, a que ressuscitou, a que foi pendurada no madeiro, a que jazia no túmulo e agora está sentada no Céu”. (Sermão 238, 2)

“Pois Ele não teria ressuscitado se não tivesse morrido, e Ele não teria morrido se não tivesse nascido; por isso, o fato de nascer e morrer existiu em função da ressurreição (…). Cristo, o Senhor, no fato de nascer e morrer, tinha seu olhar posto na ressurreição; nela Ele estabeleceu os limites de nossa fé. Nossa raça, ou seja, a raça humana, conhecia duas coisas: o nascer e o morrer. Para nos ensinar o que nós não conhecíamos, Ele pegou o que nós conhecíamos”. (Sermão 229 H, 1)

“Se a fé na ressurreição for eliminada, todos os ensinamentos cristãos perecerão… Se os mortos não ressuscitarem, não temos esperança de uma vida futura; mas se os mortos forem ressuscitados, haverá uma vida futura. (Sermão 361,2, 2)

 

São João Paulo II

“Se às vezes esta missão vos aparecer difícil, recordai as palavras do Ressuscitado: “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” (Mt 28,20). Assim, na certeza da sua presença, não temereis qualquer dificuldade nem obstáculo. A sua Palavra vos iluminará; o seu Corpo e o seu Sangue servirão de alimento e amparo no caminho quotidiano para a eternidade.” (10 de abril de 2004)

“Maria é-nos guia no conhecimento dos mistérios do Senhor: e como n’Ela e com Ela compreendemos o sentido da Cruz, assim também n’Ela e com Ela chegamos a acolher o significado da Ressurreição, saboreando a alegria que promana desta experiência.” (10 de abril de 1983)

São Tomás de Aquino

 

“Cristo provou sua ressurreição de três maneiras: pela vista: ‘Vede minhas mãos e meus pés’ (Lc 24,39); pelo toque, para o qual ele continua: ‘Apalpai e vede: um espírito não tem carne’; pelo paladar: ‘Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: ‘Tendes aqui alguma coisa para comer?’” (Meditações para a Quaresma, Semana Santa e Páscoa)

São Paulo VI

 

A ressurreição de Cristo não é apenas seu triunfo pessoal, mas também o início de nossa salvação e, portanto, de nossa ressurreição. É assim agora, como libertação da primeira e fatal causa de nossa morte, que é o pecado, desapego da única verdadeira fonte de vida, que é Deus ( Rm 4,25; 6,11); é como penhor de nossa futura ressurreição corporal, salvos como somos, na esperança que não decepciona (Rm 8,24), para o último dia, para a vida que não conhece fim (I. 6,49 ss.) (30 de março de 1975)

São João XXIII

 

8 “Nossa Páscoa é, portanto, para todos uma morte ao pecado, às paixões, ao ódio, às inimizades, a tudo aquilo que é fonte de desequilíbrio, amargura e tormento na ordem espiritual e material. Esta morte é, na verdade, apenas o primeiro passo para um objetivo maior: pois nossa Páscoa é também um mistério de vida”. (Homilia de 1959)

São Vicente Ferrer

 

“O maior de todos [os dias de festa] é o dia da Páscoa, o dia da Ressurreição do Senhor, porque hoje nos foi dada a certeza de obter vida eterna e imortal na alma e no corpo. Cristo nos deu por meio de sua ressurreição, que é a causa e a garantia de nossa ressurreição”.

“Por que deveríamos hoje cantar Aleluia, louvado seja o Senhor? Porque neste dia somos alimentados, libertados, temos certeza da verdade, e nos é dada a promessa de sermos dotados, na nossa ressurreição, dos dons da clareza, agilidade, luminosidade e impassibilidade, que Cristo mostrou na sua ressurreição”, continua a mensagem do santo.

Por fim, acrescenta: “Há muitos motivos pelos quais hoje devemos nos regozijar espiritualmente e louvar a Deus. Primeiro, porque Deus nos alimenta com seu Corpo e Sangue no sacramento do altar, porque as famílias celebram muito comendo juntas. Portanto, o Corpo que hoje nos entrega sacramentalmente é o mesmo corpo que assumiu da Virgem, no qual viveu 33 anos, e no qual quis sofrer, ser enterrado e ressuscitar. Com o seu corpo, dá a sua alma e a sua divindade, por concomitância natural”.  (Sermão 2 sobre a Páscoa)

 

São Marcos

“Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus, saboreai o que é do alto, não o que está sobre a terra. Porque estais mortos!”

Que a certeza da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre.

-Colab. ACI Digital

Compartilhe via whatsapp