Missa marca benção dos Santos Óleos e a renovação das Promessas Sacerdotais

Foi realizada na noite da última Terça-Feira Santa, dia 26 de março, na Catedral Nossa Senhora da Guia em Barra do Garças, a  cerimônia litúrgica em que foram abençoados os Óleos dos Enfermos, dos Catecúmenos e Consagrado o Óleo do Santo Crisma, usados ao longo de todo o ano pelos padres ao ministrarem os sacramentos nas diversas comunidades da Diocese de Barra do Graças.

Esta celebração também tem grande importância porque o clero se reúne diante de seu pastor para renovar o compromisso presbiteral, as promessas feitas durante a ordenação.  Após alguns anos essa missa voltou a ser na Catedral, visto que esta, estava sendo realizada nas sedes forânicas. Foi também a primeira Missa de Dom Paulo Renato Fernandes, Bispo Diocesano que assumiu no último dia 28 de janeiro.

Em sua homilia e de forma emocionada, Dom Paulo destacou a importância do sacerdote, de seu ministério que reflete o cuidado com o povo de Deus, destacando a importância de ministrar os sacramentos e ungir o povo de Deus com os óleos santos abençoados nesta Missa. Dom Paulo ainda enfatizou que o Sacerdotes também ungidos, tornados um outro Cristo, devem ser como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba de Arão até  à orla das suas vestes, e que este óleo deve perfumar  e se estender às ovelhas que são confiadas a cada um deles e que esperam o cuidado e o zelo para com elas.

Para a Igreja, essa celebração é um forte momento eclesial. O Cerimonial dos Bispos, nº 274, confirma, dizendo que nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo. Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

Sobre os Santos Óleos

Cada óleo traz o seu significado. Com o óleo do Crisma, são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação. Ainda, com o óleo do Crisma são ungidas as mãos dos presbíteros na Ordenação Presbiteral e é ungida a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

Nessa mesma celebração, é abençoado o óleo dos catecúmenos com o qual se unge os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. Por fim, há também a bênção do óleo dos enfermos, administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.

É interessante ressaltar que para esta Missa se reúnem e a concelebram os presbíteros ao redor do bispo, no momento em que é confeccionado o Crisma e é realizada a sua consagração. Fazem esse gesto de estar próximos ao bispo e com as mãos erguidas no momento em que o bispo reza a oração de consagração do santo óleo crismal como testemunhas e cooperadores do ministério episcopal, pois os presbíteros participam do sagrado múnus de edificação, santificação e guia do povo de Deus.

Esse é um modo claro de se manifestar a unidade do sacerdócio e do sacrifício continuamente presente na Igreja de Cristo, pelo ministério sacerdotal do bispo e seu presbitério. O bispo, nessa celebração exorta o seu presbitério a permanecer na fidelidade ao ministério que lhes foi confiado pelo próprio Senhor através da Igreja, e convida os presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, o que é feito após a homilia, quando o próprio bispo diocesano interroga os presbíteros, com as perguntas que lhe permitirá receber a renovação das suas promessas sacerdotais.

Essa Missa recorda aos presbíteros a graça da unidade no único e mesmo sacerdócio de Cristo, que na Missa vespertina da Ceia do Senhor, será celebrado junto com a instituição da Eucaristia.

PASCOM