No último final de semana durante a Santa Missa do segundo domingo da quaresma, as três paróquias da Forania Sul, situadas em Ribeirãozinho, Ponte Branca e Araguainha, testemunharam um momento solene: a entrega do Rito do Creio aos catequizandos. A celebração, presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Vandilson Sobrinho, contou com a participação dos pais, catequizandos e catequistas, marcando um compromisso renovado com a Santa Igreja.
O Rito do Credo é uma etapa fundamental para aqueles que se preparam para receber o batismo, a primeira eucaristia e a unção do Santo Crisma. Esta ação integra o RICA – Rito de Iniciação Cristã para Adultos – adotado pela Diocese de Barra do Garças, proporcionando um momento de consagração e adesão à fé cristã.
Os catequizandos são preparados com dedicação para este rito, compreendendo a importância desta celebração dentro do contexto da Iniciação à Vida Cristã (IVC) com inspiração catecumenal. A resposta calorosa da assembleia, dos pais, dos padrinhos e das famílias demonstra o significado profundo deste momento na vida das crianças, jovens e adultos que seguem o itinerário catequético.
Sobre o Rito
A entrega do Creio, considerado um dos sete pilares da fé pela Igreja, ocorre como preparação para a recepção do sacramento da Eucaristia. O Creio, também conhecido como Símbolo Apostólico, é uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, sendo considerado o resumo fiel da fé dos Apóstolos.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC 194), “o Creio é o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. A sua grande autoridade vem-lhe deste fato: É o símbolo adotado pela Igreja romana, aquela em que Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua cátedra, e para a qual ele trouxe a expressão da fé comum”.
A entrega do Rito do Credo representa não apenas um marco na jornada de fé dos catequizandos, mas também um momento de fortalecimento espiritual e consolidação da comunidade cristã em suas raízes doutrinais.