Missa com imposição de cinzas acontece em todas as paróquias da Diocese de Barra do Garças

Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, fiéis de todas as paróquias da Diocese de Barra do Garças se reuniram para celebrar a Missa com a imposição de cinzas, marcando o início do tempo litúrgico da Quaresma.

 

Em um gesto profundamente simbólico, os fiéis receberam a imposição de cinzas na testa, enquanto escutavam as palavras do celebrante recordando a passagem bíblica que nos lembra que “da terra viemos e para a terra voltaremos”. Este ritual antigo, que remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, é um momento de reflexão e penitência, convidando os fiéis a se arrependerem de seus pecados e se voltarem para Deus com um coração contrito.

 

Fiéis lotam Igreja de Nova Xavantina

Em cada paróquia, a liturgia foi marcada por muita piedade conduzindo os fiéis a uma profunda meditação sobre o significado da Quaresma. Na Forania Sul, a Santa Missa nas cidades de Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca e Araguainha aconteceram em horários alternados. Pe. Vandilson Pereira, administrador das três últimas paróquias citadas, falou da importância de preparar o coração neste tempo que a igreja nos proporciona através dos exercícios e da espiritualidade para a Páscoa da ressurreição, ápice do calendário cristão.

 

Na Forania Norte, em Nova Xavantina, Cocalinho, Nova Nazaré as celebrações contaram com a presença de centenas de fiéis que participaram dos momentos propostos, levando-os à reflexão e interiorização da necessidade de reconhecer que são pecadores e que a conversão se dá a partir da prática do Evangelho, com o testemunho de vida.

 

Em Cocalinho, Fieis participam da missa de cinzas

A Forania Indígena também celebrou este momento com muita fé e devoção, os povos originários foram convidados a entender a Quaresma como um período importante em que os fiéis foram convidados a lembrar de todo o sacrifício que Jesus fez na Cruz por todos nós.

 

Na Forania Central, Dom Protogenes José, Bispo Emérito, presidiu a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora da Guia em Barra do Garças. Dom Paulo Renato, Bispo Diocesano e o Padre Cristiano, cura da Catedral concelebraram. Uma multidão de fiéis participou da celebração. Durante a homilia, Dom Paulo Renato, Tratou do tema da Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema é “Vós sois todos irmãos”, A Santa Missa marcou a despedida de Dom Protogenes que a partir desta quinta-feira, 15 passa a residir em Brasília – DF.

 

Dom Paulo, ainda ressaltou a importância deste período como uma oportunidade para renovar a fé, aprofundar a relação com Deus e com o próximo, e se reconciliar com aqueles a quem possam ter ferido.  “Que este tempo da Quaresma seja para todos nós um tempo de conversão e de crescimento espiritual, onde possamos verdadeiramente nos despojar do que nos afasta de Deus e nos aproximarmos mais do seu amor misericordioso”, enfatizou Dom Paulo.

 

Após a imposição das cinzas, os fiéis se comprometeram a viver este tempo da Quaresma de forma consciente, dedicando-se à oração, ao jejum e à prática da caridade, como formas de se prepararem espiritualmente para a celebração da Ressurreição de Cristo na Páscoa.

 

 

CONFIRA MAIS FOTOS DAS MISSAS DE CINZAS NAS PARÓQUIAS DE NOSSA DIOCESE

Fiéis de Araguainha participam com fé e devoção da Santa Missa de Cinzas.

 

Padre Cássio da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Barra do Garças abençoa as Cinzas.
A Paróquia de Ribeirãozinho ficou pequena para a quantidade de fiéis.

 

Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Araguaiana, a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas e presidida pelo Padre Gilberto Dias.
Em Água Boa, fiéis participaram com fé e devoção da Missa de Cinzas.
Compartilhe via whatsapp