Gratidão, a Dom Protogenes José Luft, Pelos 23 anos de Pastoreio Na Diocese de Barra do Garcas

Ao nosso Bispo emérito, Dom Protogenes José Luft, Prestes e entregar o Báculo ao seu novo Sucessor, Dom Paulo Renato, Fica mais uma vez registrada, a nossa imensa gratidão pelos 23 anos de Pastoreio de Dom Protogenes José Luft, em nossa Diocese de Barra do Garcas MT.

Na tarde da quarta feira, 18 de outubro de 2023, no seu escritório, na Curia Diocesana de Barra do Garcas MT. Dom Protogenes Jose Luft, Recebeu o Pe. Vandilson Pereira Sobrinho, da Assessoria de Comunicação da Diocese, (Pascom Diocesana). Onde na oportunidade cedeu uma entrevista que foi ao ar ao vivo pelo Instagram da Diocese, e postada em seguida no facebook, também. E nos grupos de whatsaap da Diocese.

  1. Dom Protógenes a 23 anos o Sr. Foi nomeado Bispo Coadjutor com direito a sucessão para esta diocese de Barra do Garças MT. Pelo Papa Hoje São Joao Paulo II. No ano de 2000. Qual balanço que o Sr. Faz durante o seu governo pastoral?

O enfrentamento de muitos desafios que foram encaminhados com a graça de Deus, e a colaboração de tantos irmãos e irmãs que com coragem se colocaram a serviço do reino de Deus. Entre os desafios destaco:

  • Autonomia econômica e financeira
  • Organização jurídica e contábil
  • Construção do centro de pastoral CESPA – São Paulo Apostolo.
  • A preocupação com a dimensão vocacional, numa diocese em condições precárias.
  • A formação de leigos e leigas através da Escola de Teologia (2002 – 2010) (2010 – 2014)
  • A Escola de preparação para o diaconato, formada.
  • A realização das Santas Missões Populares no período de 2006 2015.
  • A realização de um Sínodo Diocesano para definições das normativas que regem os conselhos Diocesanos e Paroquiais, e de Comunidades, bem como o diretório litúrgico sacramental .
  • A implantação da Iniciação a Vida Crista na Catequese.
  1. Ao sair a publicação de sua renúncia, ou emeritude, na data de hoje, qual o sentimento que o Sr. Traz em seu coração?

O sentimento de gratidão a Deus, que sempre me acompanhou nesta caminhada, e a gratidão aos Presbíteros, Diáconos, Religiosos, e Religiosas, e a todos os leigos e leigas, que entenderam que: Ser comunidade é participar, estar em comunhão, e abertos a missão, para ser uma igreja em saída.

  1. O código de direito canônico diz que: o bispo que é religioso, pode optar por residir na sua emeritude, em casas de sua congregação: Os diocesanos querem saber: Para onde vai morar o nosso bispo emérito?

Na oportunidade em que fiz o pedido ao Santo Padre o Papa Francisco, fui também solicitado em encaminhar carta ao Provincial da Congregação dos Servos da Caridade, para voltar a província e residir em uma comunidade religiosa.

  1. Qual a mensagem que o Sr. Deixa para o novo bispo que vem, seu sucessor?

Desejo ao querido irmão, Monsenhor Paulo Renato, que tenha a alegria e a coragem de viver o espírito missionário, a comunidade católica o acolherá com carinho e entusiasmo.

 

 

 

 

Compartilhe via whatsapp