Diocese de Barra do Garças se prepara para a Posse de seu Novo Bispo, Dom Paulo Renato

A Diocese de Barra do Garças, situada no coração do Mato Grosso, prepara a Posse Canônica do seu 3° bispo. Natural de São Paulo, Dom Paulo Renato de Campos, sucederá a Dom Protógenes José que pastoreou esta porção do povo de Deus por 23 anos.

 

A cerimônia de Posse Canônica acontece no próximo dia, 28 de janeiro de 2024 no Ginásio Arnaldo Martins a partir das 18h00. São esperados mais de 30 bispos, 100 padres de vários lugares do Brasil, representações paroquiais, grupos, pastorais, movimentos e inúmeros fiéis oriundos das cidades que compõe o território diocesano.

 

A celebração eucarística será transmitida ao vivo pelo Youtube da Catedral dedicada à Nossa Senhora da Guia e pelas redes sociais da Diocese de Barra do Garças. Está sendo preparada toda uma programação com flashs e coberturas fotográficas para aqueles que gostariam de acompanhar este momento histórico e não podem estar fisicamente.

 

Sobre o novo Bispo

 

Com quase 50 anos de idade, Dom Paulo que escolheu como lema episcopal: “Deus é amor”,  tem uma longa caminhada dentro da Igreja, Formado em Filosofia e Teologia, foi ordenado presbítero em 2004.  Mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e com formação Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo IBMEC-DF, atuou entre os anos de 2016 à 2023, como assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF).  Como também, acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS).

 

Sobre a Diocese

 

A Diocese de Barra do Garças possui atualmente 185.591 habitantes conforme o último Censo do IBGE e este ano comemora seus 42 anos de criação desde que foi desmembrada da extinta Diocese de Guiratinga. Fazem parte do território diocesano os municípios de:  Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu que se dividem em 20 paróquias e um santuário diocesano.

Dois bispos passaram pela história da Diocese, Dom Antônio Sarto que a governou de 1982 a 2001 e Dom Protógenes José Luft que esteve entre os anos de 2001 a outubro de 2023 quando teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco.

A expectativa é que a chegada de Dom Paulo Renato seja não apenas um novo capítulo na história da Diocese de Barra do Garças, mas, a renovação do compromisso com a sinodalidade e a missionariedade em todo o território diocesano à sua realidade constitutiva e orientada à evangelização.

PASCOM DIOCESANA

Compartilhe via whatsapp