“DEUS É AMOR” é o Lema Episcopal do Novo Bispo de Barra do Garcas – MT

DOM PAULO RENATO FERNANDES GONÇALVES DE CAMPOS

“Deus é amor”

(1 Jo 4,8)
Os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo como sucessores dos Apóstolos,

são chamados por Deus a pastorear no Amor, perpetuando no mundo a obra de Jesus Cristo, Pastor Eterno. Ele deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as nações, de santificar os homens na verdade e de os conduzir à salvação. Participando da solicitude por todas as Igrejas, os Bispos exercem este ministério em união com o Papa e sob a sua autoridade, naquilo que se refere ao magistério e ao governo pastoral: todos unidos num colégio ou corpo a favor de toda a Igreja de Deus. (Cf. Decreto Christus Dominus, 3).

O chamado à plenitude do ministério ordenado exige uma resposta de amor e fidelidade. Como afirma o Decreto Christus Dominus, o Bispo ainda deve estar “preparado para toda a boa obra” (2Tm 2,21), “suportando tudo por amor dos eleitos” (2Tm 2,10), orientando sua vida de maneira que ela corresponda às necessidades dos tempos. (Cf. Decreto Christus Dominus, 16).

Como exorta o Papa Francisco, “O Bispo é sucessor dos Apóstolos e, como os Apóstolos, é chamado por Jesus a estar com Ele. Ali encontra a sua força e a sua confiança. Diante do tabernáculo aprende a entregar-se e a confiar no Senhor.Assim amadurece n’ele a consciência de que também de noite, quando dorme, em meio ao cansaço e suor no campo que cultiva, a semente amadurece.”

Créditos das Fotos:
📷: Reginaldo Ladeira (Paróquia São João Batista – Diocese de São José do Campos SP).
Compartilhe via whatsapp