A Diocese de Barra do Garças oficializou, no início desta semana, um conjunto de mudanças pastorais que entrarão em vigor em 2026. As nomeações, assinadas pelo bispo diocesano, dom Paulo Renato, reorganizam funções em todas as foranias Norte, Sul e Central, com novos párocos e administradores paroquiais em missões distintas.
Na Forania Norte, o padre Wallace Teófilo Marques, até então administrador paroquial da Paróquia São Sebastião (Cocalinho) e da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Nova Nazaré), foi designado reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora das Graças, em Nova Xavantina. Para assumir as comunidades anteriormente conduzidas por Wallace, o padre Leonardo Quintanilha será o novo administrador paroquial das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré. O seminarista Radames acompanhará Leonardo para a realização de seu estágio pastoral.
Na Forania Sul, chegam missionários provenientes da Diocese de São José dos Campos (SP). O padre Jefferson Santos de Oliveira assume como pároco da Paróquia São José Operário, em Araguainha, e também atuará como vigário paroquial na Paróquia Senhor Bom Jesus (Ponte Branca) e na comunidade Nossa Senhora da Abadia (Ribeirãozinho). Já o padre Matheus Torres da Silva será pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus e da comunidade Nossa Senhora da Abadia, além de vigário paroquial da Paróquia São José Operário.
Na Forania Central, o padre Vandilson Pereira Sobrinho, que antes estava na região Sul, onde era administrador paroquial de Araguainha e Ponte Branca, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Barra do Garças.
Também em Barra do Garças, o padre André Carlos Tibola passa a atuar como administrador paroquial nas áreas pastorais Nossa Senhora Aparecida e São Francisco, enquanto o padre Ivo Rogério da Silva assume como administrador paroquial das áreas pastorais Santa Luzia e São Francisco.
As mudanças fazem parte do processo de organização pastoral anual da diocese e têm como objetivo adequar as necessidades das comunidades às novas missões assumidas pelo clero.