Contexto: Mateus 2, 1-12. Magos – os magos, que vieram do oriente para Jerusalém, a tradição não há nenhum fundamento, comprovadamente histórico, mas a tradição se consolidou, desde os primeiros séculos que este três, tinham estes nomes: Melchior, Baltasar e Gaspar. Desde os primeiros séculos do cristianismo, tinham lá os seus nomes: Melchior era o mais idoso, cabelos brancos, já ancião. Baltasar, negro, o outro jovem, Gaspar, bastante corado, estão a apontar para as diferentes raças, etnias, regiões e culturas.
Mais do que uma descrição de fatos históricos, o autor quer fazer uma Teologia: Se epifania, quer dizer manifestação, o Senhor se tornou manifesto ao mundo.
e quem estar à procura dele, o encontrou. Estes vieram do oriente.
Quem não a busca, mesmo tendo as portas, não o reconhece, é o caso de Herodes e com ele toda a Jerusalém como relata aqui o texto. A estrela, é conhecida,
A característica da presença forte da astronomia, ainda que fosse rudimentar, Mas com Forte influência na cultura oriental. Quando aparecia uma nova estrela, é sinal de que um grande homem aparecera na humanidade, vimos a sua estrela desde o oriente.
A estrela está no alto do céu, evidente, para encontrar o caminho do seu próprio futuro, o olhar é para o alto, lá onde Deus vive, é todo o jogo de simbologia e teologia, que se entrelaçam, Com efeito, vimos a sua estrela no oriente e vimos homenageá-lo.
Ouvindo isto o rei Herodes ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Outras traduções bíblicas, usam diferentes palavras, que significa: Mar em grande agitação, e forte inquietação, o rei dos judeus, nasceu um rei, é uma ameaça ao poder de Herodes,
É uma ameaça a toda a corte de Jerusalém, com suas seguranças, aquele seu templo esplendoroso, e todas as suas grandezas.
Onde estar? Verbo perturbado, no emprego grego, por parte do evangelista, é tarraxo, o mar que se agita muito. A condição de Herodes ao saber que um menino, um rei nascera. Não esqueçamos que: Herodes era cruel, tinha um medo aterrorizante de que alguém tomasse seu lugar, apegado patologicamente ao poder. De fato, ele assassinara dois filhos, mandara matar, porque temia que os filhos o depusessem do trono. Ai estar o rei alarmado com um menino.
O que pretende o evangelista dizer com tudo isso? De um lado: Quem estar à procura do Senhor, Deus se manifesta. Olha, eles saíram, de uma distância, de Jerusalém 07 quilômetros, hoje já não há separação, entre uma e outra.
Aquela época a sete quilômetros. De outro lado: Herodes não foi até lá, porque não o buscava, e nem o desejavam.
Os outros estrangeiros vieram de longe, de muitas raças aí representando, e povos, que estão à procura do Senhor, e o senhor se deixa encontrar em linguagem de um bebê, frágil, pequeno, absolutamente impotente, mas Deus se deixa encontrar por estes meios.
Estão à procura do Senhor e ele se deixa encontrar por estes meios, sem potencias ou onipotências, ah, Saíram de Jerusalém, partiram, e eis que uma estrela, que tinham visto nos céus, surgir ia a frente deles, ressurgiu, apareceu de novo.
Jerusalém, por mais esplendorosa que pudesse ser, com aquele seu templo majestoso, não recebia a luz projetada da nova estrela. Linguagem usal da época,
Não se deixou iluminar pelos tempos novos chegados, com o nascimento do filho de Deus.
Eles ofereceram, ao encontrarem o menino, ouro, incenso e mirra. Ouro. As coroas da época eram de ouro. Reconheceram rei, um rei menino nos braços de uma mulher da galileia, pobre, num lugar que conhecemos. Belém, pobre, sabemos onde foi o nascimento, numa manjedoura. Ouro para reconhecer sua realeza. Pois bem, Incenso, expressão simbolica por excelência do ato litúrgico, caráter sacerdotal do menino. Ouro, incenso, e mirra, a Mirra, era o perfume, precioso naquele tempo, símbolo do amor de Deus, no livro cântico dos cânticos, a mirra era expressão rica daquela linguagem dos afetos e da ternura, do símbolo do amor, revelado naquela criança, um menino Jesus, reconhecido por aqueles estrangeiros, os magos.
Pe. Vandilson Pereira Sobrinho.