No dia 03 de dezembro de 2023, durante solene celebração eucarística, Dom João Aparecido Bergamasco tomou posse como o 2º bispo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga. A cerimônia deu-se início na Cúria Diocesana onde Dom João foi acolhido pelo Administrador Apostólico Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá e pelo bispo emérito Dom Derek Jonh Christopher Byrne-SPS. Após a ser acolhido, os diáconos, presbíteros da Diocese e de outras Dioceses, membros da Congregação da Sociedade do Apostolado Católico – Palotino e os bispos vindos de todo o Regional Oeste 2 e do Regional Oeste 1, bem como representantes de todas as Paróquias da Diocese, seguiram em procissão para o Salão da Paróquia Catedral, para a Celebração Eucarística com o rito de posse.
Chegando no Salão, Dom João foi acolhido pelo cura da Paróquia Catedral o Pe João Roberto, onde apresentou-lhe o crucifixo e em seguida dirigiram para a capela do Santíssimo Sacramento, onde fizeram um breve momento de oração.
No rito de posse foi apresentado a bula de nomeação ao colégio de consultores e em seguida feita a leitura das letras apostólicas pelo padre Lindiomar Gonçalves dos Santos – Vigário Geral da Diocese, em seguida Dom Mário Antônio e Dom Derek, passaram o báculo pastoral para Dom João e o conduziram à cátedra.
Em sua homilia, o novo bispo destacou:
“Por isso irmãos e irmãs a palavra que tenho hoje para nossa a Diocese é essa: cuidemos uns dos outros, vivamos a fraternidade, essa é maraca dos seguidores de Jesus. Fazendo a experiência do amor comunitário e pessoal de Jesus, vamos caminhar com os olhos fixos Nele, viver a nossa missão, caminhando juntos, vivendo juntos o compromisso de sermos Igreja fraterna e solidária que vai ao encontro dos pobres, dos que estão a margem, dos sofredores, dos afastados e que é testemunha fiel de Jesus Cristo.”
A celebração foi marcada ainda por homenagens e gestos de acolhida dos padres, religiosos/as, das lideranças da diocese e também dos povos Xavantes que em sinal de acolhida, conforme o seu costume, deram a Dom João um cocar sinalizando que o bispo tem a autoridade religiosa dentro da aldeia e entre os indígenas.
.
.
.
Texto: Reginaldo Souza Rosa – Secretário Diocesano de Pastoral
Fotos: Angelita Kremer – Coordenadora Diocesana da PASCOM