Diocese de Barra do Garças Realiza Assembleia de Liturgia

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Diocese de Barra do Garças promoveu uma Assembleia de Liturgia, reunindo leigos, agentes de pastoral, diáconos, padres e seminaristas em um encontro voltado para a renovação e aprofundamento da experiência litúrgica, na vida da diocese.

O evento contou com a assessoria do Frei Luís Felipe Marques, Frade Franciscano Conventual, mestre e doutor em Teologia Sacramental pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, e atual vice-presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Frei Luis também atua como assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, no destacando-se por sua expertise na área.

Durante a assembleia, Frei Luis Felipe conduziu os participantes em uma profunda reflexão sobre a vivência litúrgica, enfatizando a importância de recuperar a capacidade de viver em plenitude a ação litúrgica como expressão de fé e comunhão.

Dentre os temas propostos, esteve a Instrução Geral do Missal Romano, atualizado em sua terceira edição e publicado em dezembro de 2023.

O frade destacou que a liturgia não é apenas um conjunto de ritos, mas uma experiência de união com o sagrado que transforma a vida comunitária e pessoal dos fiéis.

Para Josiane Duarte da Paróquia Senhor Bom Jesus de Ponte Branca, Forania Sul da diocese e participante da assembleia, o momento foi propício para realizar uma reciclagem pastoral, especialmente nos cantos litúrgicos, de como a assembleia deve se portar, e como o mistério é celebrado e que será repassado para sua comunidade, dando oportunidade aos que não estiveram presentes de também se atualizarem, afirmou.

Compartilhe via whatsapp