DOM PAULO RENATO, PROFERE PALESTRA NA ARQUIDIOCESE DE PALMAS, TOCANTINS

Durante os dias 16 e 17 de agosto, a Arquidiocese de Palmas realizou o Seminário “A Política Melhor” com a assessoria de Dom Paulo Renato, bispo de Barra do Garças (MT) e ex-Assessor de Relações Institucionais da CNBB. O evento se dividiu em três momentos: com o clero, com os leigos e com os candidatos a cargos eletivos de Palmas. O Seminário buscou orientar, esclarecer e conscientizar os fiéis e os candidatos sobre a importância da política e as orientações da Igreja sobre o assunto.

No primeiro momento, o Clero da Arquidiocese de Palmas participou do Seminário para conhecer mais sobre a temática e assim orientar de maneira coerente os paroquianos para que vivam a cidadania de forma concreta. Dom Paulo Renato, assessor do Seminário, começou explicando que a preocupação da Igreja com a política já vem desde muitos anos. “Segundo Papa São Paulo VI, a política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão à serviço dos outros”, citou Dom Paulo. O ensino teve como base as encíclicas do papa Francisco: Fratelli Tutti e Laudato Si, entre outros documentos da Igreja.Durante o encontro, foi apresentado a proposta da “Carta da Arquidiocese de Palmas aos Candidatos a Cargos Eletivos” com orientações e sugestões para uma política melhor no município de Palmas.

Durante a noite do dia 16, ocorreu o segundo momento. Desta vez, com os agentes de pastorais e leigos que se reuniram no auditório do Colégio São Francisco para participarem do Seminário. Segundo Dom Paulo, o papa Francisco nos convida a ver a Igreja também como um hospital da campanha onde não devemos contribuir com os conflitos, mas acolher a todos, dar assistência e ser suporte aos necessitados. “Perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras”, falou Dom Paulo. Ao final do Seminário, ele também orientou alguns pontos que podem ajudar na hora da decisão do voto: se o candidato se alinha aos valores e princípios cristãos, capacidade de diálogo com todos (cultura do encontro), defesa integral da vida, cuidado com a Casa Comum, avaliar o histórico de vida dos candidatos e suas alianças, repudiar qualquer atitude de divisão/violência e sempre buscar informações em fonte seguras.

O Seminário encerrou a programação na manhã de sábado (17), no encontro com os Candidatos a Cargos Eletivos de Palmas. Estiveram presentes cerca de 40 candidatos, tanto ao cargo de Prefeito quanto ao cargo de Vereador. Após a chegada de todos, o evento começou com um momento de oração e reflexão com Dom Pedro Brito Guimarães sobre a Palavra de Deus e o objetivo de estarem todos reunidos. Durante o momento de fala, o Arcebispo de Palmas explicou o objetivo do encontro, reforçou o papel da Igreja e a importância do voto, finalizando com um convite a todos os candidatos para refletirem sobre as Bem-Aventuranças (Mt 5,3-11) que serve como base para a prática da Política Melhor. Durante o Seminário, Dom Paulo explicou aos candidatos o que é a Caridade, o cuidado com o outro e a importância de alargar o olhar para reconhecer um bem maior, um bem comum. “Na Fratelli Tutti, o papa nos fala que ‘é caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política'(nº 186). E ele finaliza explicando que no final, a avaliação será feita com base no quanto de amor colocamos em nosso trabalho, o quanto ajudamos a progredir o povo, quanta paz semeamos.”, explicou Dom Paulo.

Ao final, todos receberam em mãos a “Carta da Arquidiocese de Palmas”, o livro sobre o Acordo Brasil-Santa Sé (Decreto Federal nº7.107, de 11 de fevereiro de 2010) e uma imagem de Santo Tomás More que é padroeiro dos governantes e políticos.

Compartilhe via whatsapp