A Semana Santa a época em que celebramos o mistério central da nossa fé: a Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, devemos nos preparar bem para viver esses dias de maneira intensa, com inteireza, com todo o nosso coração. Você deve se perguntar “mas como me preparar para o Tríduo Pascal?“.
O próprio Tríduo é um convite a se mergulho no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição. A melhor forma de viver bem cada momento proposto, por exemplo na Quinta-Feira pela manhã , a Missa do Crisma e na parte vespertina estar na Missa dos Lava-Pés, é meditar cada momento o amor que Deus tem por nós e se faz alimento para nós. Ele que é este alimento sublime, magnifico e está no meio de nós, que se faz e alimento e também se doa e se entrega por nós, que iremos celebrar na Sexta-Feira da Paixão.
Essa preparação nos conduz a um silêncio interior. Na Vigília Pascal, é a celebração mais bela da Igreja. Viver bem a Semana Santa é pedir a ação do Espírito Santo que conduza agora na Páscoa, finaliza. Confira abaixo mais algumas dicas para melhor celebrar este tempo:
1 – Um bom exame de consciência, seguido de uma boa confissão
Vale a pena chegarmos a esta Semana Santa em estado de graça a fim de que as bênçãos que Deus venha derramar em nós, encontrem terreno fértil no nosso interior e gerem frutos de santidade. Por isso, façamos um bom exame de consciência e procuremos a confissão.
2 – O cultivo do silêncio exterior
O silêncio desde cedo foi compreendido como necessário para escutar a voz de Deus. Por isso, nos dias que antecedem o mistério pascal, convém procurar nos preservar do barulho que pode nos dispersar da contemplação do mistério. Isto diz respeito a músicas, filmes e conversas. Atenção, isso não quer dizer nos abster totalmente disso, mas de privilegiar aquilo que nos leva à oração (ex: músicas católicas, filmes de santo, escutar homilias ou pregações sobre o assunto, etc.). O silêncio exterior nos ajudará a alcançar o silêncio interior, nos permitindo pôr os nossos pensamentos, gestos, sentimentos em Deus e no mistério da Semana Santa.
3 – A meditação dos mistérios da paixão ou via-sacra
Uma prática muito salutar para este tempo é a meditação do mistério da Paixão de Jesus através da leitura orante dos Evangelhos e da contemplação das estações da Via Sacra. Acompanhar o Senhor no caminho da oferta dolorosa de si por amor a nós é grande preparação para celebrar o mistério pascal.
4 – Contemplação dos mistérios dolorosos do Rosário
De forma similar ao ponto anterior acontece quando contemplamos os mistérios dolorosos do Santo Rosário, com a grande distinção que, quando rezamos o terço, meditamos os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor junto com a Virgem Maria, aquela que permaneceu aos pés da Cruz (cf. Jo 19,25).
5 – Veneração de um crucifixo
A redenção do gênero humano deu-se pela oferta na cruz de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Este é mistério central da nossa fé e é isso que celebramos na Semana Santa. Recordamos esta inigualável prova de amor ao olhar para uma imagem de Cristo crucificado. Com efeito, para nós cristãos, um crucifixo é sinal de alegria, esperança e salvação. Por isso, para nos preparar para a celebração do mistério pascal, recomendamos colocar um crucifixo num local destacado na nossa casa, como um altar, e olhar para ele, recordando a amorosa oferta de Cristo por nós, e sendo levados à oração.
Que Deus nos conceda uma abençoada Semana Santa!
PASCOM COM SHALOM