Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia São Francisco de Assis, foi testemunhado um momento histórico de inclusão na liturgia do último domingo, dia 18 de fevereiro. Durante a Santa Missa presidida pelo Administrador Paroquial Padre José Cândido, Sônia Maria, deficiente visual há alguns anos, foi acolhida na Pastoral Litúrgica e realizou uma leitura da bíblica com público em Braille.
A ação marca o pedido do Papa Francisco no último mês de novembro em sua mensagem por ocasião do dia Internacional das Pessoas com Deficiência de Incluir os irmãos e irmãs com Deficiência, renovando desta forma, o olhar de fé que vemos em cada um deles lembrando-nos a presença do próprio Cristo.
Importante ressaltar que no Brasil, ao longo das últimas décadas, tem se consolidando uma experiência prática e de compromisso que se expressam nos documentos. No documento nº 26 da CNBB sobre “Catequese Renovada” a Igreja reforça que “a presença de deficientes físicos na comunidade eclesial as interpela evangelicamente e exige delas uma real identificação com o Cristo sofredor nesses seus irmãos. A comunidade por sua vez, deve colocar à disposição deles todos os recursos necessários para acolhê-los como membros plenos de sua comunhão e para o possível conhecimento de Jesus Cristo.
PASCOM DIOCESANA