A Diocese de Barra do Garças – MT já está vivendo intensamente o seu primeiro Sínodo Diocesano que tem como tema: “Identidade, Missão e Sinodalidade” e que tem sua primeira etapa com a fase de escuta, iniciada no último domingo, dia 24 de novembro envolvendo toda a Igreja em seu território diocesano nas mais diversas instâncias. Esse caminho, busca aprofundar a comunhão, a participação e a missão dos fiéis e será vivido em diversos momentos, promovendo espaços de diálogo e discernimento.
Com o objetivo de incentivar a participação de todas as paróquias e comunidades, a diocese planeja uma série de encontros e formações que se estenderão ao longo dos próximos meses. Esses encontros proporcionarão aos fiéis, lideranças e clero a oportunidade de refletir sobre os desafios e potencialidades de uma Igreja sinodal, acolhendo a todos e promovendo uma cultura de corresponsabilidade.
Segundo Dom Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, bispo diocesano, o caminho sinodal é uma resposta ao chamado do Papa para uma Igreja mais próxima das realidades do povo e com maior abertura ao diálogo. “Queremos que cada membro da nossa diocese se sinta parte dessa caminhada, contribuindo para uma Igreja que escuta, acompanha e se compromete com a transformação social e espiritual”, afirmou Dom Paulo.
O caminho sinodal inclui uma série de atividades, como grupos de escuta nas paróquias, reuniões pastorais, e a formação de equipes que ajudarão a consolidar os temas discutidos em cada etapa. A expectativa é que esse processo fortaleça a comunhão e aproxime ainda mais a diocese das necessidades da comunidade local, preparando os fiéis para um testemunho cristão renovado e comprometido com os valores do Evangelho.
Crédito: Pascom Diocesana