Padre Waldomiro Bronakowski visita o UNIVAR e objetiva parceria para a realização de Pastoral Universitária na IES

Na manhã de ontem, 16/03, o Padre Waldomiro Bronakowski, pároco da Paróquia Santo Antônio de Barra do Garças, conheceu a infraestrutura do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Durante a visita foi realizada uma reunião para estabelecer uma parceria entre a Pastoral Universitária com a comunidade acadêmica do UNIVAR.

Estavam presentes na reunião os idealizadores da criação do pastoral no UNIVAR, sendo eles, professores do curso de odontologia, acadêmicas do curso, o Padre Waldomiro e os representantes da IES: Gersileide Paulino a Pró-reitora acadêmica, Eduardo Afonso o Pró-reitor administrativo e Janaina Ferreira a Diretora administrativa.

“A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário. É uma pastoral de fronteira, âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e funcionários”, explicou a Pró-reitora Gersileide Paulino.

O objetivo principal da Pastoral Universitária é o desenvolvimento humano integral dos estudantes, oferecendo um espaço de acolhimento, formação e diálogo, que favorece a construção de valores éticos e morais, a partir da vivência da fé e da espiritualidade.

Gersileide Paulino ressaltou: a “Pastoral Universitária busca promover a cultura do diálogo inter-religioso e intercultural, estimulando o respeito às diferenças e a convivência pacífica entre as diferentes crenças e culturas presentes na comunidade acadêmica. Dessa forma, ela contribuirá para a formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a transformação social, capazes de atuar em diferentes áreas da sociedade, em prol do bem comum.

Padre Waldomiro Bronakowski faz parte da Missão Salesiana e possui uma vasta experiência na educação. Ele já atuou em cargos de gestão em escolas e universidade da Missão Salesiana nas cidades de Lins, Araçatuba, Campo Grande e Corumbá.

“A educação e a juventude são o carisma para os Salesianos. Os jovens universitários fazem parte da paróquia e a palavra chave da pastoral é evangelizar. Existimos para evangelizar, a ordem que Jesus deixou foi ‘Ide e pregai o evangelho’. Por isso, queremos implantar a nossa pastoral aqui no UNIVAR. Todos serão bem-vindos, nosso intuito é iniciar no UNIVAR e futuramente realizar parcerias com outras IES de Barra do Garças”, destacou Padre Waldomiro.

As ações desenvolvidas pela Pastoral Universitária serão variadas e incluem atividades de formação, como cursos, palestras e seminários, além de momentos de oração, celebrações litúrgicas, encontros de grupos de reflexão e ações solidárias.

Por: Michele Faifer